sábado, 22 de novembro de 2014

Para quê esta página?


Um livro da natureza de "Jardins de Cristais" nunca estará acabado. Em 2014, ficaram de fora dezenas de autores e referências que podem considerar-se relevantes. Alguns autores porque eu próprio os conhecia mal, outros porque jnão houve tempo de os incluir, nem seria sensato publicar um livro de divulgação com demasiadas páginas e referências.

Quanto às referências, faltam algumas fundamentais como o "Cânone Ocidental" de Harold Bloom e as "Lições de Literatura" de Nabokov e referência às ideias de Umberto Eco sobre a verdade em literatura. Quanto aos autores, ficaram de fora Faulkner e Kerouac, sobre os quais já tinha um texto envolvendo a contracepção. Faltou escrever um pouco mais sobre o D. Quixote e sobre James Joyce. Faltou Mishima e Murakami, António Lobo Antunes e Gonçalo Tavares, só para referir alguns que não fariam o livro crescer muito. Faltou também incluir mais algumas coisas sobre a literatura desinformante, em especial sobre a Ilha da Páscoa, sobre a qual já tinha algumas páginas. Em suma: com mais uma dezena de páginas, a segunda edição poderia ficar, na minha opinião, muito melhor.

Também, com a pressa para que o livro saísse no final de Outrubro de 2014 ficaram por corrigir algumas gralhas e lapsos. James Matthew Barrie e Dorothy Crowfoot Hodgkin, entre outros, ficaram com os nomes errados! Há uma figura cortada (que aqui reproduzo correctamente). 

Como indico na nota introdutória a culpa é somente da minha responsabilidade por não ter escrito incialmente de forma correcta os nomes e posteriormente por não ter garantido que estes ficavam corrigidos nas provas.

Embora esteja longe de ter ficado perfeito, o livro aponta pérolas e cristais brilhantes nos muitos dos caminhos que ligam a química e a literatura, procurando dar uma melhor imagem da química, tão necessária na actualidade.

Julgo que todos os leitores poderão encontrar neste livro motivos de fascínio e reflexão. Quaisquer dúvidas ou comentários podem-se ser enviadas para o mail spjrodrigues@gmail.com.

Nota de 2013: Parece-me que uma segunda edição é uma possibilidade mais ou menos remota. Assim, nas entradas seguintes irei incluir os textos que tenho trabalhado com correções e acrescentos ao livro.  Indicarei também outros trabalhos que estão para além do livro, mas que fiz e que relacionam a química com a literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário